Logo

INSS: É possível se aposentar sem ter contribuído?

Governo disponibiliza auxílio para pessoas que querem se aposentar e não contribuíram com o INSS.
 
 
Todos os brasileiros têm direito a se aposentar. Inclusive, os que nunca contribuíram para o INSS. Muitos não sabem, mas o Governo Federal disponibiliza um auxílio no valor de um salário mínimo, cerca de R$ 998, para as pessoas de famílias com baixa renda.
 
Trata-se do BPC - Benefício de Prestação Continuada - que é instituído pela LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social. Se assemelha a uma aposentadoria ou pensão, a diferença é que este benefício não dá direito ao décimo terceiro salário.
 
Quem tem direito a receber
Tem direito a receber o BPC as pessoas que se identificarem em um dos requisitos abaixo:
 
Pessoas que têm mais de 65 anos de idade;
Pessoas de qualquer idade que tiveram alguma incapacidade de longa duração;
Pessoas com renda familiar baixa;
 
 
Como solicitar o BPC
Para ter direito ao benefício, é preciso que um assistente social faça uma avaliação sobre a renda familiar. Esse trabalho é denominado Estudo Social.
 
Para isso, é preciso solicitar a visita do assistente social ao CRAS - Centro de Referência de Assistente Social. Toda cidade tem pelo menos uma unidade, clique aqui para encontrar a mais próxima.
 
Vale lembrar que a família deve estar inscrita e atualizada no CadÚnico - Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal antes da apresentação de requerimento à unidade do INSS.
 
Só então, com o documento em mãos, o interessado pode comparecer ao INSS para dar andamento ao pedido da BPC.
 
BPC negado
O benefício pode ser negado nas seguintes situações:
 
Quando a pessoa não tem a idade mínima;
Quando não prova a incapacidade;
Quando entende-se que a família não é de baixa renda;
Se a negativa for por que não ficou comprovada a incapacidade, é preciso questionar a perícia feita pela Previdência Social.
 
Já se o pedido for negado negado devido a renda familiar, deve-se ter o cuidado de apontar todas as despesas que a família tem com a pessoa deficiente ou idosa, para que o INSS leve isso em consideração.
 
BPC suspenso
Também é possível que o benefício seja suspenso. Isso ocorre quando a COINP - Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária identifica alguma mudança nos requisitos obrigatórios que dão direito ao BPC.
 
Já aconteceu, por exemplo, da COINP cortar o BPC ao identificar viagens do beneficiário exterior ou localizar que ele tem títulos como automóveis ou comércios em seu nome.
 
Inclusive, o INSS pode utilizar provas de redes sociais para que os benefícios sejam suspensos.

Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Contato

Unidade Guarulhos - SP - Rua Madalena Rampinelli, 46 - 1º Andar - Conj. 14 - Vila Clodilde - CEP 07033-110 - Telefone (11) 3297-5934 / Whats (11) 9 6147-1663

Unidade Marechal Cândido Rondon - PR - Rua Espírito Santo, 273 - Sala 01 - Centro - CEP 85960-000 - Telefone (045) 3254-5071 / Whats (045) 9 9831-6513


contato@jcoldebella.com.br

Content

Informe seus dados